quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resultado Maio: 2012 R$100,00

Olá pessoas,

Finalmente tomei coragem de recomeçar a investir, lendo alguns blogs dos amigos criei a força para reconsiderar o meu objetivo para esse ano.       
No final do ano passado comprei um carro, e a partir daí toda a minha receita foi para pagar parcelas atuais e amortizar as últimas. É essa a minha dúvida que compartilho agora com vocês, realizar um aporte todo mês ou pagar as respectivas parcelas?

Abaixo algumas parcelas do meu financiamento:

Nº parcela
Vencimento
Valor Parcela
007
25/07/2012
R$ 925,23
008
25/08/2012
R$ 911,73
009
25/09/2012
R$ 898,42
010
25/10/2012
R$ 885,73
...
...
...
050
25/02/2016
R$ 497,11
051
25/03/2016
R$ 490,32
052
25/04/2016
R$ 483,16
053
25/05/2016
R$ 476,34
054
25/06/2016
R$ 469,39
058
25/10/2016
R$ 443,00

Como podem ver, representei algumas parcelas do meu financiamento (60 parcelas ao total). Atualmente a parcela está na faixa dos R$925,00, sendo que a última está por volta dos R$443,00.

Se eu pagar a ultima teoricamente estarei ganhando R$482,00, porém estou deixando de aportar todo mês, e como todos sabem não estou criando um bolo para o meu dinheiro começar a crescer. Por isso a partir deste mês, resolvi que além de pagar a parcela atual e amortizar a última irei também aportar R$100,00. Quando terminar o financiamento, estarei com pelo menos um incentivo a mais para começar a grande e sonhada independência financeira.

Resultado do mês de Maio:

Mês/Ano
Poupança
%
mai/12
R$ 100,00
0
 


Estou no caminho correto?
Grande abraço,

Nota: Através do blog “Ganhando Muito”, percebi que não estou no barco sozinho.
E para iniciar um investimento, fiquem com Canon (Johann Pachelbel):



14 comentários:

  1. Que ótimo saber que já consegui influenciar alguém.
    Esse é o lado bom da internet.

    Parabéns por tomar esta atitude.

    Calcule em uma planilha a taxa cobrada no financiamento e do outro lado a taxa paga pelo investimento que está pensando em investir (pode ser até poupança).

    Vai que no final você perceba que é melhor acumular esses 100 reais na poupança e pagar mais uma parcela.

    Estude todas as possibilidades.

    Sucesso.

    Abraços
    Ganhando Muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa GM, a dúvida é essa acumulo 4 meses para pagar + uma ou guardo a grana... mas acredito que seja melhor quitar a ultima sempre..

      Grande abraço

      Excluir
  2. Amigo, antes de vc pensar em investir, vc tem que ter uma reserva financeira para emergências.

    Esse valor varia de pessoa para pessoa, depende do emprego que vc tem (um func. público precisa de uma reserva menos) se tem filhos, se paga aluguel, se é casado...

    Qualquer dúvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Eike,

      Obrigado pela dica, mas já possuo um extra para emergências... a idéia de guardar os R$100,00 é justamente iniciar um bolo para o investimendo.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Eu tenho um planejamento que segue essa sequência:

      1º emergências
      2º aposentadoria (INSS, privada e/ou RPPS - de funcionário público)
      3º investimentos/seguros

      Excluir
    3. Eike,

      O meu 1º está na poupança, o 2º está com a prudentil que é um seguro de vida, daki a 30 anos irei resgatar o valor reajustado =D e o 3º que estou tentando iniciar hehe..

      Grande abraço

      Excluir
  3. Provavelmente a perda com juros do financiamento é muito maior do que o ganho com os rendimentos de alguma eventual aplicação que você possa fazer. O ideal seria quitar o quanto antes esse financiamento, fazer uma reserva de emergência e aí sim investir. Enquanto você está quitando, compre alguns livros e desenvolva seus conhecimentos sobre investimentos. Com isso você estará muito mais preparado.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado AP,

      Vou seguir essa estratégia, fazer de tudo para quitar o financiamento e ir aprimorando os conhecimentos com os amigos dos blogs =D

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Estou com o AP nessa. Qualquer financiamento maior do que 0,5% a.m. já vale a pena quitar. Aparentemente é o caso, então quite o quanto antes.

      Excluir
  4. tu ta quebrado amigo
    desista de pensar em investir
    só volte pensar nisso quando não dever nenhum centavo pra ninguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Realmente estou "quebrado" e com dividas... mas não posso parar o pensamento de investir, como o Lord (http://ocacadordeacoes.blogspot.com.br) já comentou, o poder da mente e minha vontade de recomeçar o investimento é o que fará a grande diferença.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Oi eu também comecei com pouco em fevereiro 2005, para ser mais exato comecei com 300 reais, hoje eu tenho um apto quitado um carro e 207 mil na poupança, vou começar a reverter uma parte para ações também, pois a poupança e mais para curto prazo, pois ao longo prazo só ações mesmo.

    Um abraço!!! E boa sorte na caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Lord,

      Obrigado pela força, e agora tenho mais um exemplo para seguir hehe, sei que será possível. 2019 que me aguarde rs..

      Grande abraço

      Excluir
  6. Siga as dicas do AdP e vá estudando.

    O seu financiamento deve ter uma taxa de juros alta, assim sendo, o ideal é quitar ele logo.

    Só valeria à pena aportar se vc conseguisse uma taxa de juros maior do que a do financiamento, mas isso é meio que impossível! rsrsrrsrs

    []s!

    ResponderExcluir