sexta-feira, 11 de maio de 2012

Livros: Pai Rico Pai Pobre

Olá Pessoas,










Vou começar falando do autor que influenciou o meu interesse na economia em geral, o livro "Pai Rico Pai Pobre" do Robert Kiyosaki abriu a minha viseira em relação à vida que eu estava levando.


 A minha família estava sempre com dividas, como a maioria das famílias brasileiras.


A gente trabalhava para pagar as contas e no final do mês ainda estava devendo, pensava "isso nunca vai acabar" e com a falta de conhecimento vieram os empréstimos. Empréstimos que dava um alívio no início do mês e no final já estavam sendo cobrados.




Sempre gostei de ouvir um PODCAST chamado "Jovem Nerd", e em um determinado episódio os caras falaram sobre a "Independência Financeira" e "Mercado de Ações".

Sempre achei que a bolsa de valores fosse algo de outro mundo, pois a galera em geral adora aumentar não é mesmo? Nesse mesmo episódio, o livro do Kiyosaki foi comentado, coincidência ou não, a faculdade estava cobrando uma resenha do mesmo. Li esse livro em dois dias, fiquei muito empolgado com o assunto.


Nesse momento percebi que estava no meio da "Corrida dos ratos", e encaminhado a corrê-la pelo resto de minha vida.




O livro explica que a pessoa deve fazer uma lista de todos os gastos (despesas) e outra lista relacionada à sua renda. A lista de despesas vai pra coluna de passivos, se a pessoa possuir uma poupança, aplicações ou investimentos somados a renda mensal (salário), todas essas informações deverá ir para a coluna de ativos.



O objetivo é fazer um comparativo "Ativo x Passivo", o ideal é que a coluna de ativos seja sempre maior que a coluna de passivos. De acordo com o livro, o "rico" sempre compra “ATIVO” e com o tempo essa coluna irá pagar a coluna de passivo e irá auto alimentar-se.

Seguindo as dicas, cortei todas as despesas que não eram necessárias e comecei a fazer horas-extras igual cachorro, para poder pagar os empréstimos e as despesas. Em determinado momento comecei a enxergar uma grana que antes nunca foi vista e consequentemente conseguimos respirar na vida.

Você que está começando, assim como eu, recomendo a leitura desse livro.

Bom Proveito. =)

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário