quinta-feira, 24 de maio de 2012

Perdendo tempo com o trânsito

Olá pessoas,

Vamos iniciar esse post perguntando, você perde tempo com o trânsito? Eu perco, mas estou querendo mudar essa rotina, afinal já dizia os antigos “Time is Money”.


Outro dia estava em um engarrafamento atrás do volante pensando sobre o meu tempo perdido, poderia estar fazendo um milhão de coisas, mas estava preso e sem saída da tortura de todos os dias. 

Como meu cérebro não ficou parado igual ao resto do meu corpo, prosseguimos com o resultado processado:

Alguns problemas:


Horário de pico: Começa na parte da manha entre ás 06h e 09h onde todos começam a se locomover para seu trabalho, escola etc... Horário de almoço entre 11h30min e 14h o trânsito é intenso, pois a maioria está indo almoçar em casa, pode estar indo a um restaurante qualquer ou simplesmente saindo da aula. Finalizando, o horário entre as 17h30min e 20h a famosa volta pra casa, essa é dolorosa.

 
Transporte público: Ônibus, metro etc... Esse problema é relacionado com o anterior, pois o transporte público não está preparado para o grande número de usuários que utilizam este serviço, justamente quando mais precisamos que é no horário de pico, sem falar do pouco caso de atrasos constantes e desrespeito com os idosos e outras séries de problemas que poderão ser abordados em outro post.
Analisando os problemas, teremos base para tentar resolve-los.

Tentativa de solução:

Ao sair do trabalho, escola etc... Podemos aproveitar o “tempo perdido no trânsito” com:


Saúde: fazer caminhadas, malhar ou praticar algum esporte de sua preferência. Existem varias academias perto de locais de trabalho com esse foco então aproveite.

 
Qualificação: Ensino superior, cursinhos para concurso público ou derivados, escola de idiomas. Essa atitude irá te render frutos no futuro, não tenha medo de melhorar o seu currículo.

Entretenimento: Aquela sexta-feira com transito intenso? Nada disso, vamos para o bar tomar umas e relaxar (apenas para maiores de 18 anos), um cineminha também é um bom programa. Mas se você insiste em pegar aquele ônibus, pegue um bom livro e vá refrescar a sua mente. O que? Outra desculpa? Ônibus lotado? Para que existe o "audio books" então? rs

Cultura: Se nenhuma das soluções acima te atendeu não se preocupe, acesse o Trocando Cebola pelo celular semanalmente que estará tudo resolvido hehe, brincadeiras a parte vamos finalizar...

Acredito que com essas pequenas soluções é possível driblar o trânsito, e ainda ganhar saúde, dinheiro e diversão.

E você, já aproveitou seu tempo hoje?

Grande abraço

12 comentários:

  1. tempo é o nosso bem mais precioso que temos, o melhor que podemos fazer é utiliza-lo com sabedoria :)
    transito... odeio! Evito ao máximo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ostra, acredito que já mudando algumas atitudes podemos aproveitar muito bem o nosso "tempo perdido".

      Grande abraço

      Excluir
  2. oi TC...muito legal seu post de hoje, detesto trânsito caótico, detesto ter de pegar transporte público, só de entrar num ônibus já fico estressada!!! Suas dicas são boas, porém fico uma pilha só de ter que esperar o ônibus e depois que estou nele, fico uma pilha por ter que disputar um lugar mais confortável(ninguém merece!!!!)...quando chego ao trabalho nem tem mais graça...quando volto pra casa só quero descansar...rsrsrsrs!!!abraços e boa sexta-feira p vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PDR, obrigado.. estou tentando diversificar ahaha... ignore o stress e aproveite esse tempo dentro do ônibus, no final da semana vc vai notar a diferença.

      Grande abraço

      Excluir
  3. A questão é o que fazer durante a viagem para o trabalho?
    Eu comprei um smartphone para ficar na Internet, e as minhas viagens ficaram muito mais agradáveis, pretendo agora compra um tablet para estudar, e escrever durante as viagens.

    Um abraço.

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lord, bela alternativa para ganhar tempo hehe, e vc so tem a ganhar com o tablet, já que tem uma grande diferença de levar um livro de 1200 páginas para um tablet com tela fininha hehe...

      Grande abraço

      Excluir
  4. Para pegar essas latas de lixo ambulantes que o pessoal chama de ônibus, prefiro ir apé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike, quando o seu trabalho é 23km de distância da sua casa, não da para considerar uma caminhada rs.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Boa, TC! Gostei muito do post.
    Os famosos "happy hour" de sexta após o trabalho são clássicos para fugir do trânsito! E o audiobook, gostei muito! nunca tinha pensado nisso!
    Vc usa o ipod pra escutá-los? onde vc costuma baixar os livros?
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JI, obrigado :) Nada melhor que relaxar com uma cervejinha na sexta rs, bom eu não tenho o iphone, só tenho o galaxy e consigo escutar com o itunes. Nesse site http://ebooksgratis.com.br/, vc acha muita coisa inclusive e-books...

      Grande abraço

      Excluir
  6. Ae TC... não são todos que tem esta possibilidade, mas mudar o horário do trabalho também é uma boa saída para fugir dos horários de pico... há algum tempo eu ficava em média 40 min no transito para ir ao trabalho e mais 40 para voltar... como existe a possibilidade na empresa, ajustei meu horário, chegando 1 hora mais tarde e saindo também 1 hora mais tarde... resultado... 15 min por viagem... enquanto estou no transito, as vezes ouço musica para relaxar, as vezes ouço noticiário... as vezes esculto um cd de um curso de ingles...
    gostei também da ideia do audiobook e vou colocar em prática...

    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa IR, possibilidade muito boa essa questão dos horários, porém como vc mesmo disse, algumas empresas são muito burocráticas e não aceitam horário flexível. Reduziu bem o tempo, sem falar que ainda está lucrando no combustível hehe..

      Grande abraço

      Excluir